A veneração ao Coração de Jesus ocorre de modo ainda mais especial na primeira sexta-feira de cada mês. Em todas as comunidades, os cristãos se reúnem para manifestar gratidão a tantas provas de amor do Divino Coração de Jesus. Essa devoção intensifica-se também em todo o mês de junho, dedicado ao padroeiro da Paróquia.
A origem dessa devoção deve-se à Santa Margarida Maria Alacoque que, após a intercessão da Virgem Maria, foi curada de uma estranha doença, começou a ter revelações divinas diante do Coração Eucarístico de Jesus. As muitas mensagens contribuíram para cultivar maior amor à Santíssima Eucaristia, à Comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês e à Hora Santa em reparação da humanidade.
Incompreendida por muitas pessoas, Santa Margarida teve o apoio de um sacerdote e conquistou o reconhecimento do povo. Teve extraordinárias revelações de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo a piedosa devoção ao Sagrado Coração. Foram três as aparições: a primeira em 27 de dezembro de 1673, a segunda, em 1674, e a terceira, em 1675. Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus e o Papa Pio XIII recomendou esta devoção que nos leva ao encontro do Coração Eucarístico de Jesus. Santa Margarida Maria Alacoque morreu em 1690 e foi canonizada pelo Papa Bento XV em 1920.
São João Paulo II sempre cultivou essa devoção e a incentivou, caminho para todos se aproximarem de Jesus. Em 1980, no dia do Sagrado Coração, João Paulo II afirmou: “Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo. Quero, hoje, dirigir, juntamente convosco, o olhar dos nossos corações para o mistério desse coração. Ele falou-me desde a minha juventude. A cada ano, volto a esse mistério no ritmo litúrgico do tempo da Igreja.”
As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque
1ª Promessa: Darei às almas dedicadas a meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.
2ª Promessa: Farei reinar a Paz em suas famílias.
3ª Promessa: Eu os consolarei em suas penas.
4ª Promessa: Serei o seu refúgio seguro durante a vida e, sobretudo, na hora da morte.
5ª Promessa: Derramarei copiosas bênçãos.
6ª Promessa: Os pecadores acharão em meu Coração a fonte e o oceano infinito da misericórdia.
7ª Promessa: As almas tíbias se tornarão fervorosas.
8ª Promessa: As almas fervorosas elevar-se-ão rapidamente a uma grande perfeição.
9ª Promessa: Abençoarei a casa em que se achar exposta e for venerada a imagem de meu Coração.
10ª Promessa: Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.
11ª Promessa: As pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes escritos indelevelmente no meu Coração.
12ª Promessa: O amor todo poderoso do meu Coração concederá a graça da perseverança final a todos os que comungarem na 1ª sexta-feira do mês, por nove meses seguidos.