Paróquia

Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Contagem)

07h30

19h
19h
18h
1ª SEXTA-FEIRA - Missa em honra ao Sagrado Coração de Jesus

19h

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Domingo
09h
18h
Quinta-feira
19h
Sábado
19h
Você está em:

A história da comunidade Sagrado Coração de Jesus teve origem no início da década de 1960. Os moradores do bairro Riacho das Pedras participavam das missas em outras regiões. Nessa época, o comércio do bairro ainda não havia se desenvolvido, não tinha também água e luz. Com o crescimento populacional, começaram as celebrações das missas na cantina da Escola Municipal Cândida Rosa. Quem celebrava, na maioria das vezes, era o Padre João, MSC. Até que certo dia as missas passaram a ser celebradas em um terreno, onde futuramente seria construída a Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Com a construção da Igreja, muitas pessoas se destacaram na vida de nossa comunidade e ajudaram a consolidar a nova paróquia. A primeira pessoa foi o Padre João, um homem muito trabalhador.  Dona Julieta e Dona Gabriela deram início à formação do apostolado da oração. As primeiras catequistas foram Maria da Gloria, Regina Mônica, Elza e Edna. O primeiro Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística foi o senhor Antônio Guimarães. Essas pessoas ajudavam em tudo, desde os trabalhos de limpeza até nas missas. Outra pessoa que marcou também foi o Padre Fernando Magalhães, com os seminaristas que tiveram grande importância na criação das nossas pastorais. Promoveram cursos de formação – Liturgia, Eclesiologia, Mariologia, Cristologia, Teologia e tantos outros. Também marcou a vida de nossa comunidade a presença do Padre Oscar, que atualmente é nosso pároco. O sacerdote chegou quando nossa comunidade tornou-se Paróquia.

Especiais momentos na história da Paróquia

  • A primeira celebração no local onde seria construída a Igreja.
  • A formação da comissão de construção, que uniu pessoas dispostas a enfrentar todas as dificuldades porque o bairro era muito novo e a população pequena formada por operários na maioria, e, como dissemos anteriormente, não tínhamos água e nem energia.
  • A chegado do Padre Antonio Fernando Magalhães e mais doze seminaristas que deu uma nova vida a comunidade.
  • A decisão dos Missionários do Sagrado Coração de entregar nossa comunidade para a Arquidiocese. A Comunidade Sagrado Coração de Jesus tornou-se a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e nós recebemos o nosso primeiro pároco, o Padre Oscar Aquino Baeta Andrade.
  • A sagração das Igrejas Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida, celebrações presididas por dom Walmor.

Uma trajetória: a organização da comunidade

Momentos importantes foram decisivos para a organização da vida de nossa comunidade. Em primeiro lugar, destaca-se a criação da comissão dedicada aos trabalhos de construção da nossa primeira Igreja, depois, a formação das pastorais. Mas muitos desafios precisaram ser superados, as dificuldades financeiras para a construção de nossos espaços foram vencidas com o trabalho de muitas pessoas, que se organizaram e promoveram festas com barraquinhas e campanhas solidárias, para conseguir recursos. Nos momentos mais difíceis, os próprios Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística doavam recursos para a compra das hóstias e do vinho que seriam consagrados na Missa. As velas usadas eram reaproveitadas – latas de óleo coletavam a cera derretida, material que possibilitou a preparação de novas velas. Tudo para ajudar nas construções e organização da Paróquia.

Recordações históricas da Comunidade Nossa Aparecida, Paróquia Sagrado Coração de Jesus

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida teve origem em 1983, quando padre Fernando Magalhães pediu a algumas pessoas, frequentadoras da Igreja Sagrado Coração de Jesus, para desenvolverem trabalho de evangelização no conjunto habitacional Santa Cruz. Foram criados Círculos Bíblicos, grupos de novenas e celebrações com seminaristas.

Além do padre Fernando Magalhães, muitas pessoas se destacaram na formação da comunidade: Cecília, Goreth e Adília Barros, Geralda Barros, Geraldo Barros, Josélia de Barros Carneiro, Ruth de Assis de Jesus, Amazília, Wanderlian, Terezinha Pereira, Waltair José de Carvalho, Maurílio, Odécio e Firmo Alves, autor do projeto para a conquista do terreno onde a Igreja foi edificada. Essas pessoas foram perseverantes na missão de evangelizar e construir uma comunidade de fé.

Acontecimentos que deixaram forte lembrança na comunidade

A cruz erguida no terreno, sinal de que ali seria edificada uma Igreja, foi marcante momento. No dia 12 de outubro de 1994, nossa comunidade viveu momento de grande emoção: foi rezado o Terço com a participação de várias pessoas, logo após uma procissão que percorreu as ruas do bairro até o terreno, onde ocorreu a bênção da pedra fundamental. A cerimônia foi presidida pelo Padre Paulo Roberto. Dona Geralda Barros leu o documento contando a história de nossa comunidade. Esse documento foi colocado sob a terra, perto da placa junto à pedra fundamental. Maurílio e Wanderlian, membros de nossa comunidade, foram os responsáveis por esse gesto de reverência à memória da comunidade. Logo em seguida, dona Josélia abriu a cortina que estava sobre a placa, que foi abençoada pelo Padre Paulo. Outro momento marcante em nossa comunidade foi a criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em 2001. O Padre Oscar Aquino Baeta Andrade foi nomeado 1º pároco. A sagração da Igreja também está na memória de todos, com presença do cardeal dom Serafim, no dia 12 de outubro de 2002.